A Edição nº 7 da Revista Fazendo História na Ângelo Gamba já pode ser acessada na sua versão on-line. Para ter acesso, clique na imagem abaixo.
- Página inicial
- Sobre o Projeto
- A Escola
- 6º Ano
- 7º Ano
- 8º Ano
- 9º Ano
- Depois da AG
- Entrevistas
- Revistas on-line
- Produção textual dos alunos
- Material de apoio
- Vídeos
- Jogos e desafios
- Aulas remotas 2020
- Espaço do(a) ex-aluno(a)
- Livros do 6º Ano
- Olimpíada de História
- Projetos
- Acervo fotográfico AG
- Modelo trabalho científico
- GPP-AG
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023
Participação em concurso literário
Nossa aluna Esther Souza de Borba, do 8º ano, foi autora destaque no Concurso Literário “Contando e Encantando”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, a partir da produção de conto, orientado pela professora Aline Cardoso sobre o tema: “Escola não escolhe. Escola acolhe”. No dia 07 de dezembro, foi o recebimento da premiação durante o fechamento das ações do ano letivo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Osório.
Leitura e criatividade nas aulas de Língua Portuguesa
Durante o segundo trimestre, os alunos do 6º, 7º e 8º anos produziram materiais concretos a partir da leitura, em sala de aula, de livros indicados pela professora Aline Cardoso. Os alunos do 6º ano leram “Um sonho pela metade”, de Rosana Rios e produziram móbiles com a identificação dos personagens, enredo e breve resumo sobre o que mais gostaram na leitura. O 7º ano, leu “Vida Real, Mundo Virtual”, de Ana Paula Corradini e produziu micro indicações de leitura, “atraindo” novos leitores para o livro. Já no 8º ano, a leitura proposta foi a obra “Nós 4”, de João Anzanello Carrascoza e Viviana de Assis Viana que culminou com a elaboração das caixas literárias, retratando a parte que mais gostaram.
Abaixo, alguns registros dos trabalhos expostos.
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
Estudantes realizam minicenso na escola
Os alunos do nono ano realizaram um Projeto durante o 3º trimestre, com a professora Lourdes Helena, na disciplina de geografia, onde organizaram uma pesquisa (minicenso), com os alunos da escola, objetivando conhecer a realidade da comunidade local. Nesse projeto, foi trabalhada a importância de responder corretamente aos pesquisadores do IBGE quando da realização do Censo. A partir do projeto, os alunos utilizaram as tecnologias, com a criação de um QR code para acessar a pesquisa e assim evitar o uso de papel, cuidando das questões ambientais.
Após a obtenção dos resultados da pesquisa, os alunos João Albani e Luã Griebeler participaram da Mostra Osoriense da Educação Básica (MOEBA), explicando o projeto e os resultados da pesquisa aos visitantes.
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Depois da AG: Lucas Quintana Klasen
Meu nome é Lucas, tenho 13 anos e estudo na escola Ângelo Gamba, no 8º Ano. Gosto muito da escola. Minha matéria favorita é matemática. No ensino médio quero estudar na Rural. Depois, quero fazer faculdade de administração. Meu sonho é trabalhar na Receita Federal, igual meu tio. No momento, eu trabalho no Sítio da Goiabeira.
Estudantes são semifinalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil
A escola Ângelo Gamba participou da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, a ONHB, organizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A competição contou com mais 30 mil equipes inscritas.
A olimpíada possui 7 (sete) fases, sendo a última realizada de forma presencial na Unicamp, em Campinas-SP, para onde vão apenas as equipes que alcançarem êxito nas 6 (seis) etapas anteriores, que ocorrem de maneira online.
Da primeira até a quarta fase, os estudantes possuem como atividade a realização de 10 questões de múltipla escolha e uma tarefa (para cada fase). A quinta e a sexta fase são constituídas por uma tarefa cada. Só avançam para a fase seguinte as equipes aprovadas na etapa anterior. Cada fase possui a duração de 1 (uma) semana.
As fases online ocorreram de maio a junho de 2023.
As equipes devem possuir 3 (três) estudantes e 1 (um) professor orientador. A Ângelo Gamba contou com duas equipes inscritas, sendo elas:
O Trio da AG: Clariane Goulart (8º Ano), Camila do Amaral (8º Ano) e Esther de Borba (8º Ano). Professor orientador: Marcos Evaldt de Barros.
Os Peregrinos da AG: João Vitor Albani (9º Ano), Luã Griebeler (9º Ano) e Bryan Degues (9º Ano). Professor orientador: Marcos Evaldt de Barros.
O Trio da AG foi até a quarta fase. Já Os Peregrinos da AG foram até a sexta e última fase de questões online, considerada a semifinal da Olimpíada, ficando entre as 3 mil melhores equipes do país.
Pinturas nas aulas de Artes
Durante o terceiro trimestre de 2023, os estudantes da escola, nas aulas de Artes, realizaram lindas pinturas inspiradas em grandes artistas, como Van Gogh e Claude Monet. As pinturas foram feitas em madeira e tecidos, e utilizou-se tinta para a realização dos desenhos.
Estudantes exploram acervo da Árvore de Livros
Os recursos da plataforma Árvore de Livros foram muito explorados por professores(as) e estudantes no ano de 2023. O recurso potencializa a leitura em sala de aula e fora dela, além de proporcionar o estímulo à leitura devido ao rico acervo existente para a faixa etária existente na escola Ângelo Gamba. Abaixo, registro de uma atividade realizada na aula de língua portuguesa, que possibilitou aos estudantes maiores reflexões acerca do dia da Consciência Negra.
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Depois da AG: Jéssica Tressoldi
Meu nome é Jéssica da Silveira Tressoldi, tenho 14 anos e estou na escola Ângelo Gamba. Gosto muito das ciências humanas. Meu Ensino Médio quero fazer na escola Ildefonso Simões Lopes. Também quero fazer faculdade de direito.
Depois da AG: Anderson Tressoldi
Trabalhos sobre o Halloween
Nas aulas de Artes, durante o mês de outubro de 2023, os estudantes da escola realizaram atividades de pesquisa sobre o Halloween. Após, juntamente com a professora Lourdes Helena, as turmas da escola desenvolveram cartazes sobre o tema, que foram expostos no mural da escola.
Atividades sobre o mês da Consciência Negra
No mês de novembro, celebramos a Consciência Negra, onde o dia 20 de novembro é uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. É uma data também para reflexões, na escola, sobre a educação voltada para as relações étnico-raciais. Nesse sentido, as turmas da escola realizaram pesquisa sobre a origem da data comemorativa, bem como sobre as lutas do passado e de presente da população negra em nosso país. Abaixo, cartazes desenvolvidos pela turma do sétimo ano, que foram expostos no mural da escola.
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Depois da AG: Luã Griebeler
Meu nome é Luã Griebeler, tenho 15 anos, e estou no 9º Ano na escola Ângelo Gamba. Gosto muito da escola. Minha matéria favorita é Ensino Religioso. Uma coisa desafiadora que participei na escola foram as Olimpíadas de História, nas quais participei por duas vezes, em 2022 e 2023, e gostei muito. Sobre a minha profissão do futuro, ainda não sei muito bem, nunca parei pra pensar nisso, mas tenho grandes sonhos e expectativas.
sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Atividades sobre Direitos Humanos
Todas as turmas da escola, no segundo trimestre de 2023, elaboraram atividades relativas aos Direitos Humanos, tema estudado e discutido em sala de aula a partir de ações desenvolvidas nas aula de Ensino Religioso.
Abaixo, desenhos realizados sobre o tema por alguns estudantes.
![]() |
Agatha Zimmer, 6º Ano |
![]() |
Camilly Pelissoli, 9º Ano |
![]() |
Suelen Ramos, 6º Ano |
![]() |
Lara Moniky, 9º Ano |
quinta-feira, 18 de maio de 2023
Livro do 6º Ano 2023
![]() |
Esq. p/ dir.: Agatha, Maria Vitória, Ariane, Francieli, Suelen, Dalessandro, Maicon Gustavo, Anderson, Lucas e Gustavo cezar. |
9º Ano realiza pesquisas sobre mídias
As apresentações dos resultados das pesquisas ocorreram no dia 8 de maio de 2023.
terça-feira, 16 de maio de 2023
Apresentação de trabalhos sobre os povos africanos
A turma do 7º Ano, no primeiro trimestre de 2023, estudou sobre alguns povos africanos, com o objetivo da compreensão de aspectos e processos específicos dessas sociedades antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
A turma foi dividida em 3 grupos, e cada grupo realizou o aprofundamento em um assunto relacionado aos a) povos bantos, b) aos povos iorubás e c) sobre as relações entre Brasil e África.
Dessa maneira, as pesquisas visaram compreender, também, de forma crítica, o processo de escravização dos africanos, analisando a construção da identidade da população afrodescendente brasileira e das identidades regionais e nacional.
As apresentações ocorreram no dia 16 de maio de 2023.
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Estudantes prestigiam peça teatral no Largo dos Estudantes
Os alunos, de 6° ao 9° ano da EMEF Ângelo Gamba, participaram de uma atividade externa à escola, no dia 12 de maio, assistindo à peça de teatro "Litoralidade", do projeto de Cultura, do Governo do Estado do RS. A apresentação foi no Largo dos Estudantes, no centro da cidade de Osório, e a temática era o Litoral do Rio Grande do Sul e sua formação a partir da ocupação indígena, seus hábitos e costumes e também a ocupação açoriana, trazendo para o Litoral sua cultura e formas de vida, o que resultou na formação que temos hoje com as miscigenações dos diversos povos que aqui chegaram e formaram os povoados.
Povoados esses que depois deram origem às diversas cidades litorâneas. A peça de teatro trouxe a contação da história da ocupação de forma lúdica, com música e dança junto às falas que narravam a história do nosso Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Sem dúvidas, um grande aprendizado sobre nossos povos e sobre a arte que tem um papel importante para os registros das formas de vida de nossos ancestrais.