Durante o terceiro trimestre do ano de 2021, os estudantes realizaram uma atividade que objetivou a assunção do controle de um projeto para a comunidade. Detalhadamente, a atividade se deu da seguinte maneira:
a) Por meio de diálogos entre os assuntos abordados em diversos componentes curriculares, realizaram-se discussões, em aula, sobre problemas reais do mundo, e como esses afetam a localidade de residência dos alunos.
b) Discutiram-se os principais problemas a serem resolvidos, a curto e a longo prazo, na localidade.
c) De forma individual, os alunos escolheram problemas para trabalharem em pesquisas mais aprofundadas, objetivando-se a busca por soluções.
d) Com o auxílio de aplicativos de criação de design gráfico, os alunos criaram possíveis projetos, informativos, comunicados, que, hipoteticamente, interfeririam de maneira direta no sentido da mitigação do problema abordado.
e) Individualmente, os alunos apresentaram seus projetos.
Os trabalhos desenvolvidos orbitaram o campo das possibilidades, não estando, até o momento, tomando o percurso da prática, da inserção na localidade. O que não impossibilita, porém, a aplicação de tais ideias no futuro.
Ao final da atividade e da apresentação dos projetos, percebeu-se que o principal objetivo foi alcançado: os alunos perceberem-se como sujeitos agentes, como integrantes relevantes para os destinos do meio em que vivem.
Abaixo, alguns trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
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